Conheça nossa história

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie, reconhecidos hoje pela qualidade de ensino e educação que oferecem a seus alunos, têm suas raízes fincadas na antiga Escola Americana, fundada em 1870 por George e Mary Chamberlain. Essa exposição itinerante vem para contar em 22 imagens a trajetória do Colégio Presbiteriano Mackenzie em seus 140 anos de história, ressaltando os 15 anos que a Unidade Mackenzie Brasília completará neste ano de 2011.
Acompanhe essa história que também é sua!

Missão

Educar o ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada.

Visão

Ser reconhecida pela sociedade como instituição confessional presbiteriana e filantrópica, que se dedica às ciências divinas e humanas, comprometida com a responsabilidade socioambiental, em busca contínua da excelência acadêmica e de gestão.
Saiba mais sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Valores

  • Na conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e espírito Mackenzista;
  • No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário;
  • No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade;
  • No processo de decisão: busca de consenso, de justiça, de verdade, de igualdade de oportunidade para todos;
  • No relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada;
  • No relacionamento com outras instituições: responsabilidade, independência e transparência;
  • Na sociedade: participação e prestação de serviços à comunidade;
  • E, em todas as circunstâncias, agir com amor que é o vínculo da perfeição.
  • Biblioteca
  • Laboratórios
Walter Eustáquio Ribeiro

Direção

É papel da escola reforçar a educação familiar e aprofundar o campo cognitivo. Não se pode tratar de uma dessas duas instituições (família e escola) sem se referir à outra. Em se tratando de valores e cuidados, a escola contribui para o desenvolvimento do ser e da sociedade. Como instituição de educação formal, deve garantir aos indivíduos por meio do ensino e das atividades científicas, culturais, esportivas, sociais, éticas e espirituais um ensino de excelência, preparando-os para vida e para o mercado de trabalho.

Uma vez que a educação é direito de todos e dever da escola e da família, ambas as instituições devem caminhar juntas. A parceria e o apoio mútuo darão subsídio para a troca produtiva de experiências e valores que ajudarão o individuo no seu processo formativo. Há que frutificar dessa união de esforços a sinergia que nada mais é que um resultado final maior que a contribuição das partes.
Nesse contexto, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília é referência em educação.
 
 
 

Na conduta pessoal, formamos pessoas com dignidade, caráter, integridade e espírito mackenzista, que se reflete em comportamento de solidariedade; no relacionamento interpessoal, trabalhamos lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade; no exercício da atividade profissional, honramos a ética, a competência, a criatividade, a inovação, a iniciativa, a disciplina, a dedicação e a disposição para o trabalho; nos processos de decisão, estimulamos a busca de consenso, justiça e verdade, igualdade de oportunidades, eficiência e eficácia; e, sempre, em todas as circunstâncias, vivenciamos o amor ao próximo" que nos permite compreender melhor o outro e o mundo e, como reflexo, obter altíssimo índice de efetividade que nos permitiu completar, neste ano, 142 anos de relevantes serviços em educação prestados ao Brasil e ao mundo.

Família e Escola, essa união quando edificada em bases sólidas traz resultados positivos para a construção de todas as demais instituições. O Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília acredita e pratica essa parceria. Começar uma vida acadêmica bem orientada é, certamente, o melhor caminho para a realização pessoal e profissional.

Walter Eustáquio Ribeiro
Diretor da Educação Básica
Colégio Mackenzie Brasília

Chanceler

O Colégio Mackenzie faz parte do Instituto Presbiteriano Mackenzie e pretende ser uma relevante contribuição para a sociedade ao formar  indivíduos que realizem plenamente suas potencialidades, com um compromisso ético, preparados para cooperar na transformação do nosso país, através do exercício crítico da cidadania e da plena manifestação dos dons, talentos e potenciais que receberam de seu Criador. 
Leia mais.

 
 

Rev. Dr. Davi Charles Gomes
Chanceler
Universidade Presbiteriana Mackenzie

Rev. Dr. Davi Charles Gomes
Rev. Ithamar Climaco Ximenes Filho

Capelão

“Mas, aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”.  Tg 1.25

      Temos por princípio de fé acreditar que toda a mensagem da Bíblia é útil para a vida humana, mesmo quando este desacredita dela. Valores como amar o próximo, honrar aos pais, fidelidade nos relacionamentos, transparência, trabalho com excelência, entre outros, permeiam toda a revelação de Deus. Observar e praticar esses valores nos faz ser bem-sucedidos diante dEle. 
Leia mais.

Rev. Ithamar Climaco Ximenes Filho
Capelão Escola
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília